A HISTÓRIA ÁFRICANA - King Shark, Já ouviu dizer dele?

King Shark, um dos maiores governantes africanos que lutou contra a invasão europeia na África.


O Reino do Daomé - atual Benin - Durante os séculos XVIII e XIX, foi um dos reinos mais poderosos da África. A nação tinha um dos maiores exércitos da África na época, incluindo o poderoso Daomé Amazonas.
Também mantinha amplo comércio exterior com diferentes nações europeias. Uma economia robusta, bem como uma estrutura política altamente funcional.
Embora o reino fosse tão forte, os franceses o colonizaram em 1894. Mas eles não morreram sem uma luta liderada pelo último rei de Daomé, conhecido como Rei Tubarão!
Behanzin Hossu Bowelle nasceu em 1844, na capital do Daomé, Abomei. Ele era filho do rei Glele, que na época era o rei do Daomé. Behanzin se tornou o 11º rei do Daomé quando seu pai morreu.
Ele logo passou a ser conhecido como o Rei Tubarão. Um rei recebe um nome que reflete seus símbolos pessoais, conforme o costume do Daomé. O golfinho, o ovo e os coqueiros são representações.
Como o Rei Tubarão, Behanzin Hossu Bowelle fez jus à sua reputação de ser destemido. Ele comandou um forte exército como governante, com 150.000 homens e 5.000 mulheres. Ele foi considerado um monarca valente e sábio.
Em 1868, o governo francês assinou um tratado com o rei Glele [seu pai] antes de sua morte. O acordo colocou os territórios de Cotonou sob controle francês. Mas eles foram proibidos de impor seus costumes e práticas aos povos indígenas.
Mas os franceses não cumpriram sua palavra e foram considerados estritamente pela população local. Os franceses esperavam ter um relacionamento melhor com o King Shark quando o rei Glele morreu, mas ele não conseguiu jogar de acordo com as regras. Isso contribuiu para uma das resistências mais importantes à invasão europeia na África.
O lema do Rei Tubarão era “o tubarão furioso aterrorizará seu inimigo”, e foi exatamente assim que ele lutou contra os colonizadores do Ocidente.
Ele foi capaz de travar guerras sem fim contra os franceses em Cotonou, Dogba, Poguessa e Vale de Oueme com seu forte exército, incluindo as Amazonas de Benin, e seu relacionamento com a Alemanha.
Mas, infelizmente, em 1894, a Batalha de Adegon pôs fim à brava guerra do Rei Tubarão porque os franceses tinham armas melhores do que o exército do Daomé. Os franceses tomaram posse do reino depois disso.
O King Shark foi então exilado na ilha da Martinica, no Caribe. Ele passou o resto de sua vida na ilha, mas morreu na Argélia em solo africano em 1906.
Behanzin Hossu Bowelle é considerado hoje como um dos maiores governantes da África que se recusou a cooperar com os colonizadores e lutou por seu povo.
Via:𝐓𝐡𝐞 𝐀𝐟𝐫𝐢𝐜𝐚𝐧 𝐇𝐢𝐬𝐭𝐨𝐫𝐲

                                               #COMPARTILHE

Enviar um comentário

0 Comentários