De acordo com a agência espacial americana, o fenômeno ótico tem nome e é bastante frequente. “Aqui na Nasa, muitas vezes ouvimos de pessoas que pensam ver algo familiar em uma imagem de Marte, ou outro planeta, ou em algum outro lugar do cosmos. E é verdade – eles vêem algo familiar, mas na verdade é porque estão experimentando pareidolia”.
Ao que tudo indica, é isso que acontece quando enxergamos uma porta nas imagens abaixo. Segundo a agência americana, o olho humano está acostumado a reconhecer formas em objetos que não são familiares, o que teria causado a falsa impressão. Além disso, existe uma questão de perspectiva, porque em outras imagens é possível notar a dimensão quase insignificante da fratura.
“Em um sentido menos literal, minha equipe científica está interessada nessas rochas como uma ‘porta’ para o passado antigo. Enquanto subo esta montanha, vejo níveis mais altos de argila dando lugar a minerais salgados chamados sulfatos – pistas de como a água secou em Marte há bilhões de anos”, diz a conta oficial do Curiosity no Twitter.
0 Comentários
Deixe o seu comentário ou sua sugestão aqui