Água da torneira ou água mineral: qual a melhor para beber? Água da torneira tem mais flúor e ajuda os dentes, mas a água mineral tem outros nutrientes benéficos para a saúde
Entre beber a água da torneira ou preferir a água mineral vendida em garrafinhas, não há opção que seja a mais saudável. Ambas trazem benefícios, a começar pela hidratação. Porém as duas opções exigem cuidados. Comprar a água mineral de fontes não confiáveis pode levar a gastroenterites, assim como tomar a água de torneira cuja caixa d’água não esteja bem limpa também pode causar problemas para a saúde.
Se estiver limpa, a água é confiável e pode ser tomada sem medo de micro-organismos. Além disso, a água [da torneira] contém a presença de cloro e flúor. Mas se a caixa d’água não estiver bem limpa, pode ter a presença de bactérias e protozoários, como a giárdia, ou algum animal morto. Qualquer coisa errada vai acabar por contaminar a água”, explica a infectologista.
Se você ferver por 15 minutos, deixar esfriar e então beber, não tem problema. Mas se a água for usada para consumo imediato, seja para beber ou lavar uma fruta ou verdura, vai haver contaminação”, reforça a médica. Em geral, nesses casos, as infecções mais comuns são as gastroenterites, com sinais de diarreia e mal estar.
Quem consome apenas água mineral pode não estar ingerindo a quantidade suficiente de flúor, o que pode gerar danos aos dentes. Mineral presente na natureza e nas águas de torneira, o flúor ajuda na prevenção de cáries e começou a ser acrescentado à água de abastecimento público como medida para melhorar a saúde bucal da população, há 70 anos. Por isso que, em cidades onde há um tratamento adequado, a indicação médica tem sido mais propensa à água de torneira.
Filtro ou purificador?
Mesmo com a limpeza da caixa de água, nada garante que não haja acúmulos de resíduos nos encanamentos residenciais e comerciais, principalmente em construções antigas. Logo um filtro pode garantir a pureza da água.
Os filtros possuem uma mecânica simples de limpeza da água, utilizam velas que barram impurezas, mas não retiram o cloro nem bactérias, por isso são indicados em cidades onde há sistema eficaz de tratamento. Podem ser encontrados em estrutura plástica ou de barro e têm um preço mais acessível do que o purificador.
Precisa ferver água mineral?
0 Comentários
Deixe o seu comentário ou sua sugestão aqui