A cozinha angolana, como a brasileira, é influenciada principalmente por Portugal devido à sua história colonial que durou mais de 400 anos.
Os alimentos importantes de Angola chamam-se funge, seguido pelo arroz e feijão e folhas de kizaca . Como você verá em breve, eles são servidos com a maioria dos pratos citados nesse artigo sobre pratos típicos angolanos.
1. Funge
Funge é o prato básico da dieta angolana, e é o alimento mais popular do país. É feito de fubá (farinha) de milho ou mandioca (yuca). A região norte de Angola come mais funge feito de mandioca, e a parte sul come mais funge de milho. Há quem goste da versão mista também, funge de mandioca e milho.
Os passos são muito simples, mas o processo requer um pouco de esforço. A água precisa ferver e, em seguida, os ingredientes são despejados nela, assim como você faria um purê de batatas. Você precisa de braços fortes para fazê-lo e para ter um funge suave sem grumos. É normalmente consumido ao almoço e pode ser acompanhado por outros pratos.
2. Mufete
O mufete é a segunda comida mais popular e deliciosa de Angola depois do funge . É comido principalmente nos fins de semana ao pôr do sol, porque é um pouco pesado, e depois de comer as pessoas só querem relaxar.
A composição é muito simples. É uma combinação de feijão com azeite de dendê ou vermelho, peixe grelhado, banana-da-terra cozida e batata-doce, cebola picada e farinha.
O mufete é geralmente feito com cacusso , um peixe encontrado nas margens de Luanda. Algumas pessoas também adicionam mandioca cozida a ele. A combinação do molho salgado do feijão com a doçura da batata-doce torna este prato muito delicioso. É um dos poucos pratos angolanos que não é servido com funge nem arroz.
3. Calulu
O calulu é um prato muito comum na cozinha angolana. Pode ser feito com peixe ou carne seca. Geralmente é servido com funge . Algumas pessoas servem com arroz, mas a experiência não é a mesma.
Este é o tipo de prato ao qual as pessoas sempre adicionam algo, como tempero ou sabores fortes, para torná-lo único. Calulu é essencialmente feito de peixe ou carne, folhas de batata-doce, tomate, óleo de palma e cebola.
4. Jimboa
Jimboa é um dos vegetais mais consumidos presentes na cozinha angolana. Originário da região sul de Angola, este vegetal tem alguns benefícios para a saúde. É rico em fibras e proteínas, que ajudam a combater a gordura e a ganhar massa muscular.
Pode ser preparado com sal, vinagre, tomate e, às vezes, óleo de palma, e depois fervido. É servido com funge , calulu de peixe ou carne, e frequentemente com feijão. Este é um prato macio e pode ser consumido a qualquer hora do dia.
5. Kizaca
Este é considerado o prato mais saboroso para ser servido com funge . Kizaca são as folhas da mandioca. Pode ser acompanhado de peixe, carne ou frango, e é consumido em todo o país.
Geralmente é cozido e temperado com os ingredientes usuais, tomate, cebola, sal, óleo e vinagre. É fácil de preparar e muito gostoso. Interessante que aqui no Brasil usamos muita mandioca, mas não aproveitamos a folha. Pelo menos eu não me lembro de ter comido.
6. Cachupa
Este é um prato exótico quente originário de Cabo Verde e que foi adaptado e modificado pelos angolanos.
Consiste em uma mistura de vários ingredientes sendo o feijão o principal. Semelhante ao mufete , este também é consumido principalmente nos fins de semana. É uma combinação de feijão, carne bovina ou suína, bacon, batata, mandioca e repolho. Em seguida, é temperado com os ingredientes habituais. Algumas pessoas adicionam milho e batata-doce para dar um leve sabor doce.
7. Kissanguá
Kissangua é uma bebida tradicional caseira originária do sul de Angola pela etnia Ovimbundo. Originalmente é uma bebida artesanal, mas hoje em dia é produzida industrialmente e exportada para a Europa. É feito com fubá (farinha) de milho, e algumas regiões também adicionam polpa de abacaxi e chamam de “Abacaxi Kissangua”.
Para preparar esta bebida, põe-se a ferver a farinha, normalmente com 5 litros de água, para que fique uma mistura homogênea. Em seguida, é colocado dentro de uma garrafa e exposto ao sol para fermentação, que leva cerca de 2 a 5 dias, dependendo da porcentagem de álcool desejada.
Esta bebida caseira é muito barata de fazer e costuma ser servida em reuniões sociais tradicionais. Kissangua é como o símbolo nacional de Angola.
8. Mukua
Mukua é um fruto da árvore Baobá originária do norte de Angola. Tem uma casca dura como um coco. Dentro do fruto, há sementes que são revestidas com um pó esbranquiçado, que é a polpa do fruto. Tem um sabor único e é usado para fazer sucos, mousses e até bolos.
É tão delicioso que agora é exportado para outras partes do mundo. É rico em vitaminas e cálcio, e também ajuda a reduzir o açúcar no sangue; assim, muitas vezes é recomendado para aqueles que sofrem de diabetes.
O suco de mukua pode ser feito em casa colocando a mukua em água fervente para que derreta, e depois adicionando açúcar e deixando descansar por horas.
Este prato também é muito conhecido no Gabão e no Congo, onde é considerado o prato nacional. Muamba de frango consiste em frango cortado em pedaços com uma variedade de molhos.
O frango de cozimento lento é combinado com pasta de quiabo, abóbora e dendê. É cozido durante uma hora e servido com funge . Este prato tipo guisado combina muito bem com funge . O forte molho de muamba dá sabor ao bem suave funge da mandioca . Há também o muamba de peixe , mas não é tão conhecido.
10. Ginguba Torrada
Ginguba significa amendoim em portugês. É comido principalmente como um lanche e cai muito bem quando é assado ( ginguba torrada ). Este é um prato “tem que comer”, pois os angolanos o comem na rua ou no táxi enquanto vão para o trabalho ou com amigos.
Pode ser servido com banana assada ou mandioca grelhada. Às vezes é acompanhado com kissangua ou mukua .
11. Molho de Tomate, Ovo e Chouriço
Molho de tomate, ovo e linguiça de carne é um prato conhecido por ser muito gostoso e fácil de preparar.
Tradicionalmente é feito com molho de tomate, alho, linguiça de carne, cebola e ovos cozidos, e pronto.
12. Makayabu
Makayabu é o nome angolano para peixe seco. É muito consumido em Angola, mas a sua origem remonta ao Congo. O peixe pode ser cacusso ou bacalhau. Makayabu é frequentemente servido com funge , kizaca , repolho ou calulu .
O processo envolve primeiro mergulhá-lo em água por 2 horas para remover o sal, após o que pode ser temperado com sal, especiarias, tomate, vinagre e óleo de cozinha.
13. Arroz com feijão
Este é um alimento originário da América do Sul e tem sido adotado por muitos países do mundo, sendo Angola um deles.
Os angolanos consomem arroz e feijão como prato base, atrás apenas do funge . Em qualquer lugar do país, você pode ser servido este prato. É tão popular que muitas vezes é servido com pratos tradicionais como kizaca , jimboa ou calulu , e também tem muito molho. Ou seja, para nós brasileiros vamos amar, pois é a base da nossa gastronomia.
14. Bagre defumado
Bagre defumado é simplesmente bagre seco. É extraído dos rios de Angola e é muito popular na região norte.
Ele é cozido com cebola, sal e tomate, e depois é grelhado ou cozido. Bagre fumado pode ser servido com batata doce, quiabo ou funge .
15. Kikuanga
Chikuanga às vezes é chamado de pão de mandioca porque se parece com pedaços de pão e é feito de mandioca.
O processo é simples. A mandioca precisa ser descascada e cortada em pedaços. Essas peças são então colocadas em água fria onde descansam por 2 dias para que fiquem macias e fermentadas. Em seguida é fervido com água até ficar duro e dourado, e então é enrolado nas folhas de bananeira. O chi kuanga pode ser servido com mufete , bagre fumado e outros pratos.
16. Fumbua
A fumbua é um dos pratos mais consumidos na zona norte de Angola e no país vizinho da RDC.
Fumbua são folhas que são coletadas na floresta e são muito ricas em vitaminas. Pode ser encontrado em restaurantes, mas é vendido principalmente nas ruas. É cozido com água fervente e sal, óleo de palma, amendoim torrado e temperos. É muito saboroso, principalmente quando servido com bagre fumado , chikuanga ou funge , como mostrado abaixo.
17. Muzongué ou Caldo
Caldo é um prato feito com peixe fresco. É comido principalmente de manhã depois de uma festa ou celebração porque é bom para ressacas. O Muzongue é feito simplesmente cortando o peixe, cacusso ou caranguejo em cubos, temperando-o e depois fervendo-o.
É servido com uma combinação de batata-doce e mandioca, e adiciona-se óleo de palma vermelho, dando-lhe um sabor doce e salgado que combate o álcool no corpo se estiver de ressaca. Geralmente é caseiro e servido pela manhã.
18. Cabidela
A cabidela é um prato português que tem sido amplamente adotado pelos angolanos. É feito com aves e geralmente frango. A particularidade do prato é que o sangue de galinha é adicionado quase no final, misturado com vinagre para não coagular, enquanto o arroz está fervendo, muito parecido com os pratos “jardim” ou “civeta”. O sangue é retirado quando o animal é abatido e dá uma cor marrom ao prato.
Ocasionalmente, arroz branco e funge podem ser servidos com frango à cabidela . Cozinhar com sangue é um costume antigo comum a várias culturas antigas. Em Angola, a cabidela pode ser preparada com outras aves ou carnes (pato, peru, porco, cabide ou caça), embora não seja comum. A Cabidela pode ser consumida em restaurantes, especialmente os localizados na costa.
19. Cabrito
A carne de cabrito é muito popular na cozinha angolana. A cabra pode ser encontrada na parte leste do país e também é exportada para países vizinhos. Muitas vezes é comido quando há uma celebração, festa de formatura ou até mesmo em feriados especiais. Quando há um prato de cabra na mesa, as pessoas esquecem as outras carnes.
É comido com arroz ou funge e uma mistura de outros pratos tradicionais, como calulu , kizaca ou jimboa. É cozido simplesmente com sal, cebola e algumas ervas. Alguns adicionam bananas ao comer com arroz, apenas para dar um sabor levemente adocicado.
20. Catato
Catatos é um prato angolano único e exótico. Na sua forma mais básica, o prato é feito fritando lagartas com alho, mas pode ser enriquecido com a adição de cebola, pimentão e tomate. As lagartas devem estar bem tenras mas com uma textura crocante. Alguns dizem que até têm gosto de camarão.
O prato é embalado com valor nutricional, já que as lagartas têm maior quantidade de proteína e ferro do que peixes ou carne bovina. Recomenda-se servir catatos com arroz, funge e molho picante.
COMPARTILHE SE GOSTOU! E BOM APETITE!
0 Comentários
Deixe o seu comentário ou sua sugestão aqui