O pepino é um vegetal muito pobre em calorias, mas rico em água, minerais e antioxidantes que ajudam a hidratar o corpo e a manter o bom funcionamento do intestino, garantindo assim a saúde. Os Principais benefícios do pepino são:
Melhora a contração e saúde muscular, por conter potássio e magnésio;
• O pepino melhora a circulação sanguínea, por ser pobre em gorduras e rico em água;
• O pepino mantém a hidratação, por ser feito principalmente de água;
• O pepino melhora o trânsito intestinal, devido à presença de fibras;
• O pepino ajuda na prevenção do câncer, por ser rico em flavonoides e lignanas, que são antioxidantes poderosos;
• O pepino melhora a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo, por conter antioxidantes e carotenoides;
• O pepino melhora a saúde do coração, por ser rico em potássio.
A casca rígida do pepino e seu interior rico em água, lhe garantem uma temperatura sempre menor do que a do ambiente, o que o torna excelente para refrescar e tonificar a pele quando colocado sobre a pele ou sobre as olheiras por exemplo.
Para obter esses benefícios, deve-se consumir 1 a 3 unidades de pepino por semana, podendo ser usado em saladas, sucos e na forma de picles. Mas quando a digestão do pepino não é bem-feita, uma boa alternativa para o poder consumir é colocar rodelas de pepino na água e beber a água durante o dia. Para cada litro de água, o recomendado é colocar cerca de 250 g de pepino.
O que acontece com o corpo quando come pepino todos os dias?
Afinal, faz mal comer muito pepino? Em excesso, quase todo alimento pode causar algum tipo de desconforto. No caso do pepino, ele tem uma substância chamada cucurbitacina que pode causar problemas pra quem sofre síndrome do intestino irritável. Se não é o seu caso, pode comer sem medo de ser feliz!
Informação de como usar
O pepino pode ser consumido cru, adicionado em sucos e vitaminas ou consumido na forma de picles, que conserva o alimento por mais tempo. Porém nem todas as pessoas conseguem digerir de forma eficiente o pepino, e uma boa alternativa para ingerir fibras e vitaminas com poucas calorias é comendo abobrinha ou berinjela.
Receita de Picles de Pepino
Ingredientes:
1/3 de xícara de vinagre de cidra ou maçã;
1 colher de sopa de açúcar;
1/2 colher de chá de gengibre ralado;
1 pepino japonês.
Modo de preparo: Misturar o açúcar, o vinagre e o gengibre e mexer até todo o açúcar dissolver. Acrescentar o pepino cortado em fatias bem finas com a casca e deixar durante pelo menos duas horas na geladeira antes de servir.
Suco Detox de Pepino
Ingredientes:
2 maçãs com casca;
1 pepino médio;
3 folhas de hortelã.
Modo de preparo: Retirar as sementes das maçãs e bater todos os ingredientes no liquidificador. Beber gelado, sem adicionar açúcar
Salada de Pepino
Ingredientes:
4 folhas de alface;
1/2 maço de agrião;
1 tomate em cubos grandes;
1 ovo cozido;
1 pepino em tiras ou em cubos;
1 cenoura ralada;
Azeite, vinagre, salsa, limão e orégano para temperar.
Modo de preparo: Cozinhar o ovo e cortar os vegetais, misturando tudo e temperando como desejar. Servir fresco como entrada ao almoço ou ao jantar. Se a pessoa desejar, pode adicionar frango desfiado ou atum para consumir ao jantar.
Quais os benefícios do pepino cru?
Melhora o trânsito intestinal; previne o câncer, por ser rico em flavonoides e lignanas, que são antioxidantes poderosos; Melhora a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo, por conter antioxidantes e carotenoides; Melhora a saúde do coração, por ser rico em potássio.
Quais os benefícios do pepino para o fígado?
Vegetal com diversos nutrientes, entre eles vitaminas do complexo B, o pepino é um ótimo tônico para o fígado, rins e vesícula. Um suquinho para acompanhar as refeições, portanto, significa que você está ingerindo saúde.
Qual é a contraindicação do pepino?
Contra indicação: quem possui estômago fraco deve consumir menos pepino, e com a casca, sempre mastigando bem. Não se deve preparar salada de pepino se não for para consumir logo de imediato; pois ela pode ficar indigesta.
Pode comer pepino com azeite?
Lave o pepino, seque-os e corte-o em rodelas bem finas. Em seguida, lave também a cenoura e rale-a por cima do pepino. Adicione a cebola cortada em fatias finas, junte o coentro, a salsinha e misture bem. Para dar o toque final, adicione azeite, limão, sal e um pouco de vinagre, se desejar.
0 Comentários
Deixe o seu comentário ou sua sugestão aqui