VARICOCELE
Varicocele é a dilatação das veias presentes dentro do escroto, a bolsa de pele solta abaixo do pênis que detém os testículos.
Essa condição também é conhecida como varizes do testículo ou varizes do escroto, pois a dilatação das veias é muito parecida com a que acontece nas pernas, no caso das famosas varizes.
CAUSAS
O cordão espermático é responsável por transportar o sangue para os testículos. As causas da varicocele ainda não são totalmente claras para a ciência, mas muitos especialistas acreditam que a varicocele se forma quando as válvulas de dentro das veias do cordão espermático impedem que o sangue flua adequadamente. Isso faz com que o sangue retroceda, causando inchaço e alargamento das veias. Esse é basicamente o mesmo processo que leva à formação de veias varicosas, ou varizes, muito comuns nas pernas.
Varicoceles, que se desenvolvem lentamente, ocorrem geralmente no lado esquerdo, provavelmente por causa da posição da veia testicular esquerda. No entanto, a varicocele em um só testículo pode afectar a produção de espermatozóides em ambos os testículos.
A aparição súbita de uma varicocele em homens mais velhos pode ser causada por um tumor renal, que também pode bloquear o fluxo sanguíneo.
FACTORES DE RISCO
A varicocele é mais comum na puberdade, mais exatamente em homens entre os 15 e os 25 anos, sendo a idade o único fator de risco que efetivamente contribui para o desenvolvimento do problema.
No entanto, pesquisas recentes indicam que o excesso de peso também pode estar relacionado à ocorrência de varicocele. Ainda não há comprovações científicas a respeito disso.
SINAIS E SINTOMAS
Homens com varicocele geralmente não manifestam sinais ou sintomas. Raramente há ocorrência de dor, que pode:
- Variar de intensidade, sendo desde um leve desconforto a uma dor intensa
- Aumentar com a prática de exercícios físicos
- Piorar ao longo do dia
- Melhorar se o homem deitar de costas.
- Com o tempo, varicoceles podem aumentar de tamanho e tornar-se mais visíveis. Pode haver também atrofia testicular ou sinais de infertilidade.
DIAGNÓSTICO
Por varicocele geralmente não causar sintomas, muitas vezes ela não requer tratamento. Varicoceles podem ser descobertas somente durante um exame de fertilidade ou durante um exame físico de rotina.
No entanto, se você sentir dor ou inchaço no seu escroto ou se estiver tendo problemas de fertilidade, procure assistência médica. Uma série de condições podem causar uma dor testicular ou escrotal, alguns dos quais requerem tratamento imediato.
TRATAMENTO
Muitas vezes o tratamento para varicocele pode ser dispensado. No entanto, se o paciente estiver com dor e apresentar outros sintomas, como atrofia testicular ou infertilidade, ou se estiver pensando em técnicas de reprodução assistida, o paciente pode precisar ser submetido à reparação cirúrgica das varicoceles. O objectivo da cirurgia é lacrar as veias afectadas para redireccionar o fluxo de sangue para as veias normais. Em casos de infertilidade masculina, o tratamento de varicocele pode melhorar ou até mesmo sanar o problema, pois ajuda a melhorar a qualidade dos espermatozóides e aumenta sua produção também.
A reparação de varicoceles apresenta relativamente poucos riscos para o homem, os quais podem incluir:
- Acúmulo de líquido em torno dos testículos (hidrocele )
- Recorrência da varicocele
- Danos a uma artéria.
Existem basicamente três tipos de reparo cirúrgico de varicocele. Veja:
- Cirurgia aberta
- Laparoscopia
- Embolização percutânea.
Consulte seu médico para saber qual a melhor opção para o seu caso, se necessário.
COMPLICAÇÕES POSSÍVEIS
Varicocele pode levar a alguns outros problemas, como atrofia testicular e infertilidade permanente.
VARICOCELE TEM CURA?
A varicocele é normalmente inofensiva e não exige tratamento. Se a cirurgia for necessária, a contagem de espermatozóides no esperma provavelmente melhorará, o que pode ajudar a sanar o problema da infertilidade. Na maioria dos casos, a atrofia testicular não melhora, a menos que a cirurgia seja feita no começo da adolescência quando a varicocele é mais comum.
PREVENÇÃO
Não há como prevenir a ocorrência de varicocele.
0 Comentários
Deixe o seu comentário ou sua sugestão aqui