BENEFÍCIO DE CONDE PARA A SAÚDE

 Os Benefícios da Fruta do Conde Para Saúde são diversos, pois, A fruta do conde é nativa das florestas tropicais e é abundante no Brasil, ela também é conhecida como biribá, ata, pinha, araticum, fruta-da-condessa, condessa, ariticum, graviola-brava. A fruta do conde é da família das Annonaceae, sua Árvore é pequena e chega até 8 metros de altura. embora ela ainda não seja tão popular no prato dos brasileiros. Entretanto, não faltam motivos para incluir essa fruta no cardápio, já que é repleto de propriedades benéficas para a saúde. Confira os 10 Benefícios da fruta da conde Para Saúde.

A fruta-do-conde uma fruta rica em nutrientes como fibras, vitaminas B e C e minerais, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater a dor e inflamação, aumentar as defesas do organismo e controlar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, a fruta do conde, também chamada de pinha, contém minerais como potássio e cálcio, que são necessários para a regulação da pressão arterial, e fósforo e magnésio, essenciais para a saúde dos ossos.

O nome científico da fruta do conde é Annona squamosa, e, apesar de ter diversos benefícios para a saúde, é importante ter atenção à casca e às sementes da fruta do conde, pois possuem efeito tóxico sendo muitas vezes utilizadas no preparo de inseticidas.

Valor Nutricional da Fruta do Conde:

 A Fruta do Conde é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como vitamina A, Vitamina B6, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B5, vitamina C. e os Minerais como o Cálcio, Ferro, Potássio, Magnésio, Fósforo e ainda é rico em hidratos de carbono e proteínas.

Os principais benefícios da fruta-do-conde para a saúde são:

1. Ajuda a emagrecer

A fruta do conde tem poucas calorias, cada 100 g da fruta crua tem aproximadamente 82 calorias, o que pode ajudar em dietas de emagrecimento. Além disso, é rica em fibras que aumentam a sensação de saciedade, o que ajuda a reduzir a fome e a perder peso. A fruta do conde é também rica em vitamina B, que são necessárias para manter o bom funcionamento do metabolismo.

2. Melhora a saúde intestinal

A fruta do conde é muito rica em fibras que ajudam a regular o intestino, favorecem o aumento do volume das fezes, aumentam o movimento do intestino e facilitam a eliminação das fezes, sendo uma excelente opção para prevenir a prisão de ventre.

Além disso, a pinha possui propriedade anti-inflamatória e antimicrobiana e, por isso, pode também prevenir o aparecimento de úlceras no sistema gastrointestinal.

3. Ajuda a controlar a glicemia

Alguns estudos mostram que os antioxidantes presentes no extrato aquoso e alcoólico feito com as folhas da fruta do conde podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, por ter um efeito protetor das células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina no corpo, ajudando a regular os níveis de insulina e a reduzir a glicemia, podendo ser um importante aliado na prevenção e no tratamento da diabetes.

4. Controla a pressão alta

A fruta do conde contém grandes quantidades de potássio, que é uma substância que ajuda a aumentar o relaxamento dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue circule com mais facilidade, ajudando a diminuir a pressão arterial, o que pode ser muito útil para pessoas que têm pressão alta.

Além disso, os alcalóides e os peptídeos, como a ciclosquamosina, presentes na semente da fruta do conde, agem como um bloqueador natural dos canais de cálcio, inibindo a liberação de um neurotransmissor, a norepinefrina, que é responsável por aumentar a pressão arterial, e assim, também contribui para reduzir a pressão sanguínea.

5. Fortalece o sistema imunológico

A fruta do conde é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante, que estimula a produção de glóbulos brancos que são células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções, gripes e resfriados e, por isso, a fruta do conde ajuda a fortalecer o sistema imune.

6. Mantém os ossos saudáveis

A fruta do conde é rica em cálcio, fósforo e magnésio que são minerais fundamentais para fortalecer, aumentar a resistência e a densidade óssea, mantendo a saúde dos ossos, o que pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose, osteopenia ou raquitismo, por exemplo.

7. Melhora a qualidade da pele

A vitamina C presente na fruta do conde age aumentando a produção de colágeno que é importante para combater a flacidez e as rugas da pele, melhorando a qualidade e o aspecto da pele. 

Além disso, a ação antioxidante da vitamina C ajuda a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele.

8. Melhora a cicatrização de feridas

O extrato alcoólico das folhas da fruta do conde ajudam na cicatrização de feridas na pele, por estimular as células da pele, e formar glicosaminoglicanos e colágeno importantes para a cicatrização de feridas.

Além disso, o extrato alcoólico das folhas da fruta do conde tem propriedades anti-inflamatórias e anti-histamínicas, que reduzem a produção de substâncias inflamatórias como as prostaglandinas, e o inchaço, podendo ser utilizadas para auxiliar no tratamento de feridas.

9. Diminui a dor

O extrato alcoólico das folhas da fruta do conde tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, ajudando a diminuir a dor por inibir a produção de substâncias como citocinas e interleucinas, responsáveis pela sensação de dor.

10. Ajuda no combate ao câncer

Alguns estudos feitos em laboratório com células de câncer de mama, fígado, intestino, ovário e pulmão, mostram que tanto a fruta em si, como sua semente ou o extrato aquoso feito com folhas ou sementes da fruta do conde, devido a compostos bioativos e ao seu teor de antioxidantes, como as anosquamosinas e anosquaminas, possuem ação antitumoral, reduzindo a proliferação das células do câncer.

Entretanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.

11. Fruta-do-conde contém compostos que atuam contra o vírus do HIV

Uma análise publicada pelo Journal of Natural Products extraiu 14 compostos da fruta-do-conde e conclui que esses compostos possuem actividades significativas contra a replicação do vírus HIV em células de linfócitos.

Entretanto, é importante ressaltar que essa análise fez testes com compostos específicos e directamente em células. O que não significa, necessariamente, que ingerir a fruta-do-conde pode curar ou diminuir o número de vírus do HIV em seres humanos. Se você possui HIV mantenha seu tratamento médico convencional.

Vale ressaltar que os estudos acima mencionados estudaram e analisaram as propriedades de partes da fruta-do-conde, sejam elas extratos ou compostos químicos, em animais ou em células específicas. Isso não significa que ingerir a fruta necessariamente proporcionará os mesmos efeitos analisados.

OUTRO BENEFÍCIOS DA FRUTA DO CONDE:

A fruta do conde é um poderoso diurético e energético.

As folhas da fruta do conte ainda servem para o preparo de chás medicinais, que ajudam no alívio de cãibras, espasmos e colite.

O chá da casca da fruta do conde é benéfico no fortalecimento do estômago e do intestino.

Como consumir

A fruta do conde pode ser consumida fresca, assada ou cozida, e também pode ser utilizada no preparo de sorvetes, vitaminas ou chá. Outra forma de consumir esta fruta é na forma de suco, sendo uma opção saudável, nutritiva e fácil de preparar.

Enviar um comentário

0 Comentários