A ALOE VERA, CHANDALA ou ainda BABOSA é uma espécie de planta suculentada do gênero Aloe. Cresce selvagem em climas tropicais ao redor do mundo é cultivado para usos agrícolas e medicinais.
1 – Hidrata a pele
Essa é uma das principais funções da planta. A chandala pode prevenir ou tratar diversos malefícios que acometem a nossa pele, isso por causa do seu efeito acelerador e regenerativo das células da derma. Ela atua como um hidratante natural ao deixar a pele mais bonita e prevenir o envelhecimento.
2 – Trata a acne
A Aloe Vera é muito utilizada para acalmar e acelerar a cura de uma grande diversidade de problemas de pele, como acne, erupções cutâneas, feridas, cortes e arranhões, picadas de insetos e hera venenosa.
3 – Trata queimaduras
Ainda dentro dos benefícios da planta para a pele, a Babosa pode tratar, prevenir e curar queimaduras solares. Por este motivo, ela é encontrada como ingrediente principal nos principais cremes e loções para tratar queimaduras, inclusive em protetores solares, já que ela também ajuda no combate aos efeitos dos raios UV.
4 – Reduz a celulite
É mais um dos benefícios da chandala no que diz respeito ao âmbito dermatológico. Aliada a uma dieta firme e exercícios físicos, a planta pode ajudar a reduzir os furinhos indesejados na pele.
5 – Melhora a saúde digestiva
Devido à presença dos ácidos graxos encontrados na planta, há uma redução do inchaço e irritação no estômago, intestino delgado e cólon. Ainda, as suas propriedades anti-ácidas auxiliam e previnem a indigestão e seus nutrientes compensam deficiências nutricionais do corpo.
Além disso, a Babosa pode aumentar a produção de linfócitos T e melhorar a imunidade do organismo, ajudando-o na capacidade de combater infecções.
6 – Alivia prisão de ventre
A Aloe Vera pode ajudar na prisão de ventre ou constipações intestinais, graças às suas propriedades laxantes. A ação se deve ao látex encontrado no gel da planta, que é conhecido por colocar o intestino em movimento.
Neste caso, a planta serve como um purgante e induz a diarreia. Desta forma, ela ajuda a aliviar o trânsito intestinal e evitar a prisão de ventre.
7 – Alivia problemas bucais
A polpa da chandala é um excelente ativo medicinal e permite aliviar feridas, como aftas, gengivite e estomatites.
8 – Protege os cabelos
Assim como na nossa pele, a Babosa atua na proteção dos cabelos, na forma de um protetor solar, cuidando do couro cabeludo contra os raios UV, ou os protegendo contra os danos cotidianos como o clima seco, o vento, a chuva, a secura, a oleosidade, tornando os cabelos mais brilhantes e sedosos.
9 –Contra a queda de cabelo
Dentro dos benefícios para o cabelo, a chandala é amplamente utilizada contra a queda dos fios. O seu uso pode reduzir e até evitar a queda, graças ao seu poder de fortalecimento da raiz capilar.
10 – Ajuda a eliminar caspas
Ainda falando dos benefícios da planta para os nossos cabelos, a Aloe Vera ajuda a eliminar as caspas e outras seborréias que atingem o couro cabeludo. Para isso, é preciso lavar os cabelos com o gel (baba) da chandala ou investir em produtos que contenham a planta dentre seus ingredientes.
11 – Actua como relaxante para o corpo
A chandala tem propriedades anestesiantes que relaxam os músculos da cabeça. Por isso, é muito utilizada na hora de lavar os cabelos. Ao levar a Babosa aos cabelos, é só massageá-los, assim como o couro cabeludo, para obter um efeito desestressante.
12 – Emagrece
Devido às suas propriedades depurativas, a Babosa pode ajudar na perda de peso, mas apenas se estiver aliada a uma dieta balanceada e à prática de exercícios físicos. Em geral, é utilizado o suco da planta para este fim. Misturado ao limão, pode trazer efeitos ainda mais benéficos, graças à alta concentração de substâncias antioxidantes.
13 – Trata câncer de pele
Apesar de não haver estudos científicos que comprovem o uso da Babosa para este fim, há relatos de que a planta já mostrou efeitos positivos relacionados à cura do câncer de pele. Algumas pesquisas mostram a presença de propriedades anti-cancerígenas na Aloe Vera.
14 – Baixa a febre
A Aloe Vera possui efeito antitérmico, nos casos de febre quando é ministrada uma compressa.
15 – Combate dores musculares
AChandala tem função anestésica, quando a compressa é submetida a dores musculares, anti-inflamatória e cicatrizante, sendo somente administrada a compressa no local da enfermidade. Ela pode aliviar também dores ósseas, enxaqueca, artrite e reumatismo.
16 –Tata gripes e resfriados
Devido às suas propriedades antibióticas, a Babosa pode tratar gripes, resfriados, rinite, bronquite e asma.
17 –Energético para o corpo
A planta possui propriedades energéticas e é capaz de diminuir o estresse, a depressão, a anemia, além de controlar a diabetes e evitar problemas de má memória.
18 – Aumenta o apetite sexual
Por ser uma fonte rica de energia, achandala também pode aumentar o apetite sexual.
19 –Controla o colesterol
Devido à sua função ativadora da circulação sanguínea, a Aloe Vera remove o excesso de gordura das artérias e ajuda a controlar os níveis de colesterol.
20 – Contra pedras nos rins
Graças à sua ação desintoxicante, a planta elimina as toxinas e ativa as funções dos rins e fígado.
Como usar a Babosa (Aloe Vera)?
O uso da planta pode ser feito de várias formas, seja através do seu gel (baba), suco, pó ou em produtos fabricados com a presença da planta. O modo como você vai ingerir a Babosa vai depender da sua finalidade, conforme os benefícios que nós mostramos anteriormente nesse artigo.
O gel – ou baba, como dizem por aí – é extraído da folha da Aloe Vera e é comumente para tratar doenças da pele, como acnes e queimaduras. Neste último caso, também são bem utilizados os cremes feitos a partir da Aloe Vera.
O suco é mais usado em casos de problemas digestivos ou para emagrecer, por exemplo, no qual a ingestão oral proporciona melhor efeito ao ir diretamente para o sangue.
Enfim, são várias as formas que você pode escolher para desfrutar dos benefícios da Babosa. Para saber como utilizar, tenha em mente qual o seu objetivo e o que quer tratar ou prevenir.
Como tomar aloe vera e para que serve?
O suco de babosa estimula a secreção de enzimas digestivas e neutraliza os ácidos do estômago, ajudando no tratamento do refluxo e da gastrite. Além disso, por ser um potente anti inflamatório, o suco da babosa ajuda a tratar inflamações, podendo ser uma boa opção para tratar problemas no estômago.
Qual o tipo de doença que a babosa cura?
Além de ser uma ótima aliada para a saúde do cabelo e da pele, a babosa também pode ser usada para tratar problemas como anemia, artrite, dor de cabeça, dor muscular, queimaduras, feridas, gripe, insônia, pé de atleta, inflamações, prisão de ventre e problemas digestivos.
Quem não pode tomar aloe vera?
Quais as contraindicações do Aloe Vera? Aloe Vera é contraindicado em casos de gravidez, lactação e hipersensibilidade conhecida às plantas da família Liliaceae.
Qual é a diferença entre aloe vera e babosa?
Contudo, a diferença entre babosa e aloe vera não existe, afinal, são exatamente a mesma coisa. A planta é popularmente conhecida como babosa, nome que recebe por conta da “baba” extraída da sua folha, que é rica em propriedades benéficas para a saúde do corpo, pele e cabelo.
0 Comentários
Deixe o seu comentário ou sua sugestão aqui