DESCUBRA OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO AMENDOIM (GINGUBA) PARA SUA SAÚDE

Ela é nutritiva, antioxidante e deliciosa. A jinguba – ou amendoim – contém inúmeros benefícios, entre eles:  ajuda a melhorar o funcionamento intestinal; é rica em gorduras boas; é pobre em sal; contém resveratrol, vitamina E e ácido fólico; e é óptima  para fazer doces.

              

Deve ser consumida com moderação, pelo valor elevado de calorias. Pode entrar na dieta, em vários momentos do dia, porém, com moderação.

O amendoim possui tantos benefícios quanto malefícios, no entanto, hoje vamos citar apenas os benefícios. Conheça-os.

– Contribui para aprevenção do cancro

Pela presença de substâncias como resveratrol, vitamina E, fitosteróis, ácido fítico e ácido fólico, pode ajudar na prevenção do cancro do cólon, que é o terceiro cancro mais comum do mundo e um dos mais letais.

– Pode ajudar na perda de peso

O facto do amendoim ser um alimento rico em gordura e calórico, pode fazer com que associá-lo à perda de peso pareça uma contradição. Mas quando o amendoim é consumido em quantidades moderadas pode ser um forte aliado na briga com a balança. Por ter uma combinação de três macronutrientes – gordura, proteína e carboidrato – contribui para uma refeição completa.

– Protege o sistema nervoso

Melhora o humor e diminui o stress, por conter triptofano, substância que favorece a produção de hormonas do bem-estar. O amendoim é uma excelente fonte alimentar para garantir o suprimento adequado de vitamina B3, também conhecida como niacina. Em 20g de amendoim, uma porção pequena, encontramos cerca de 2,5 mg de niacina, ou vitamina B3, o que corresponde a 15% da ingestão diária recomendada.

O consumo regular de alimentos ricos em niacina foi indicado por estudos como sendo protector contra o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer e o declínio cognitivo que se apresenta com o avanço da idade.

– Ajuda a manter a saúde dos músculos e favorece a contracção muscular

O amendoim contém uma quantidade bastante razoável de proteínas, especialmente considerando o facto de ser um alimento de origem vegetal. As proteínas são formadas por aminoácidos que por sua vez são essenciais para a construção muscular. Para formar as proteínas musculares, o organismo exige um bom fornecimento de aminoácidos, desta forma, para praticantes de actividades físicas que têm por objectivo o fortalecimento, definição ou hipertrofia muscular, precisam de estar sempre atentos à ingestão de uma quantidade suficiente de proteínas. Ao incluir o amendoim na dieta, nas quantidades adequadas, é possível, então, beneficiar neste sentido.

– Pode ajudar a prevenir diabetes

Pesquisadores descobriram que consumir, pelo menos 5 vezes por semana, 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes em quase 30%. A pesquisa foi publicada no Journal of the American Medical Association.

– O amendoim é rico em antioxidantes

Contém quantidades consideráveis de antioxidantes, quase a mesma quantidade encontrada em amoras e morangos. As substâncias com efeito antioxidante mais importantes são os polifenóis, especialmente o ácido p-cumárico. A concentração desse ácido pode ainda ser aumentada em até 22% quando o amendoim é torrado. Ele contém também vitamina E, outro potente antioxidante. Os antioxidantes combatem os radicais livres, cujos danos ao organismo levam ao envelhecimento precoce, doenças cardíacas, e até cancro.

           

Enviar um comentário

0 Comentários