O PODER DA PITAYA OU PITAIA. VEJA TODOS OS BENEFÍCIOS DESSA PODEROSA FRUTA

Você provavelmente já viu esta fruta exótica em algum lugar. Existem duas variedades dela, a pitaya rosa avermelhada e a pitaya amarela. Ambas possuem um aspecto externo com aparência de cactus e internamente possuem pequenas sementes pretas. 
              
Rica em nutrientes, como a vitamina C, B1, B2, B3 e minerais, como ferro, cálcio e fósforo, a pitaya é um alimento completo que deveria estar mais presente em nossa alimentação.
Vamos explorar as propriedades da fruta, entender para que serve e quais são os benefícios da pitaya para nossa saúde:

1 - Melhora o Sistema imunológico: 
Um dos aspectos mais importantes dos benefícios da pitaya é sua habilidade de melhorar o sistema de defesa do nosso corpo. A maior responsável por isso é a vitamina C, um nutriente essencial para fortalecer a saúde do sistema imunológico e que é muito abundante na pitaya. Em 100 gramas da fruta é possível adquirir quase 35% da vitamina C diária que nosso organismo necessita. A vitamina C ajuda também a estimular a atividade de outros antioxidantes, colaborando com a eliminação de radicais livres.

2 - Ajuda no Emagrecimento: 
A Pitaya ainda pode ser uma aliada de quem está fazendo dieta para emagrecer, já que em 100 gramas são encontradas apenas 50 calorias e tem propriedades termogênicas, ou seja, aumenta a queimar de calorias. Além disso, são encontradas duas substâncias importantes: glucagon, que dá sensação de saciedade e tiramina, que inibe o apetite, principalmente por doces.

3 - Excelente fonte de Antioxidantes:
 Estudos realizados mostraram que os antioxidantes ajudam a neutralizar a formação de radicais livres. Em particular, os especialistas dizem que a Vitamina C é um dos antioxidantes mais seguros e eficazes para realizar esse grandioso trabalho.

4 - Para Saúde Cardiovascular: 
A Pitaya pode ajudar a melhorar a saúde cardíaca, uma vez que diminui os níveis do colesterol ruim ao mesmo tempo melhorar os níveis do bom colesterol. Além disso, Um Estudo realizado em 2010 mostraram que o consumo da Pitaya pode reduzir os riscos de desenvolver doenças cardíacas e desenvolver pressão alta. Esta fruta exótica é também uma boa fonte de gorduras monosaturada que ajudam a manter o coração em boas condições.

5 - Ajuda no combate ao diabetes:
Mais um dos benefícios da pitaya que vem do alto teor de fibras da fruta é o seu poder de regular o diabetes. Estas fibras podem estabilizar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo consideravelmente os picos de glicose. No entanto, a dieta de diabéticos deve ser acompanhada de perto, então antes de qualquer modificação na alimentação, o médico deve ser consultado para confirmar se este alimento será benéfico para o seu organismo.

6 - Propriedades anti-inflamatórias:
Há quem diga que a pitaya é uma fruta anti-inflamatória. Especialistas associam o consumo da pitaya ao alívio de dores e inchaços nas articulações decorrentes de artrite.
Com todos esses benefícios que a Pitaya nos oferece o ideal seria comê-la todos os dias! A sua polpa pode ser consumida naturalmente ou em suco, geléia e até em receitas de doces.

           

Para manter os nutrientes, é aconselhável consumir a fruta em até uma semana. “Ingerir mais de 100 g por dia, muitas vezes, pode provocar um leve desarranjo, o ideal é comer meia pitaya ao dia.

Mas ao comprar uma Pitaia provavelmente notará rapidamente que não é a fruta mais barata da seção de frutas. A fruta é nativa do México e América Central, então grande parte é importada. Isso por si só torna mais caro do que uma fruta doméstica, como maçãs vermelhas deliciosas.

O rosa vibrante dessa Pitaya ou Pitaia vem do licopeno, pigmento fortemente ligado à prevenção de câncer e doenças cardíacas. “Já a de polpa branca contém flavonoides com função antioxidante e anti-inflamatória”, conta a nutricionista. Logo, ambas merecem um cantinho na fruteira.

Qual a pitaya mais vendida no Brasil, Angola, Moçambique ou Portugal?
As espécies mais conhecidas e comercializadas, especialmente pela qualidade dos seus frutos, são a pitaya-branca (rosa por fora e branca por dentro), a pitaya-amarela (amarela por fora e de polpa branca) e a pitaya-vermelha (avermelhada por fora e por dentro).




Enviar um comentário

0 Comentários