DOENÇAS: CAXUMBA. TRANSMISSÃO. SINTOMAS E PREVENÇÃO

 A caxumba é uma doença infecciosa aguda, transmissível, causada por um vírus que provoca febre e inflamação da glândula parótida. O causador da infecção é o vírus da família Paramyxoviridae, gênero Rubulavírus.

Modo de transmissão

A caxumba é transmitida pelo contato direto com gotículas de saliva do doente

 Sintomas

Febre, aumento do volume das glândulas salivares localizadas na região da boca, principalmente a parótida. Podem estar presentes outros sintomas como dor no corpo e dor de cabeça. Em homens adultos, pode ocorrer inflamação nos testículos (orquite) e, em mulheres acima de 15 anos, inflamação nos ovários (ooforite). É relativamente comum também o comprometimento do sistema nervoso central, conhecido por meningite asséptica, e pancreatite.

O que fazer em caso de sintomas

Não existe tratamento específico. São indicados repouso, uso de medicamentos analgésicos e observação de possíveis complicações. No caso de orquite (inflamação nos testículos), o repouso e o uso de suspensório escrotal são fundamentais para o alívio da dor.

Prevenção

A prevenção é feita por meio da aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), de acordo com o esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde.

Enviar um comentário

0 Comentários