OS BENEFÍCIOS DA PITANGA PARA A SAÚDE

  A pitanga é uma fruta que possui muitos nutrientes como vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e compostos fenólicos como flavonóides, carotenóides e antocianinas com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas e anti-hipertensivas, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, nos sintomas de artrite e gota, nos problemas respiratórios e no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, por exemplo.

Esta fruta ajuda a manter a pele saudável e bonita e a boa visão, além de ser muito útil para ajudar a emagrecer porque tem poucas calorias, é nutritiva e tem ação diurética, reduzindo o inchaço do corpo.

A pitanga pode ser consumida na sua forma natural ou utilizada em doces, geleias, sorvetes e refrescos. A época desta fruta no Brasil é entre outubro e janeiro e pode ser encontrada na forma natural ou em polpa congelada nos supermercados.

Os principais benefícios da pitanga são:

1. Protege contra doenças cardiovasculares

Os polifenóis e a vitamina C, presentes na pitanga, têm ação antioxidante que ajudam reduzir os danos nas células, mantendo os vasos sanguíneos saudáveis, melhorando o funcionamento das artérias e, por isso, ajudam a proteger contra doenças cardiovasculares como infarto, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.

Além disso, a propriedade diurética da pitanga também ajuda a controlar a pressão sanguínea, essencial para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

2. Combate a artrite e a gota

Devido aos seus efeitos antiinflamatórios e antioxidantes, a pitanga pode reduzir o estresse oxidativo e a inflamação das articulações, prevenindo ou diminuindo os sintomas de artrite e da gota como inchaço, inflamação, dor ou rigidez nas articulações.

3. Melhora a saúde dos olhos

A pitanga melhora a saúde dos olhos por possuir vitamina A que age aumentando a proteção dos olhos e evitando o surgimento de problemas como olhos secos ou cegueira noturna.

4. Melhora a qualidade da pele

A pitanga tem vitamina C e A que são antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele. A vitamina C também age aumentando a produção de colágeno que é importante para combater a flacidez, as rugas e as linhas de expressão, melhorando a qualidade e o aspecto da pele.

Além disso, a vitamina A protege a pele dos danos provocados pelos raios solares que causam envelhecimento precoce da pele.

5. Combate problemas respiratórios

Os antioxidantes da pitanga, como a vitamina C, carotenóides e polifenóis, estão relacionados com a melhora da asma e da bronquite, principalmente quando o óleo essencial extraído das folhas da pitanga é usado para fazer a vaporização.

6. Elimina fungos e bactérias

Alguns estudos mostram que o óleo essencial das folhas da pitanga tem propriedades antimicrobianas, sendo capaz de eliminar fungos, principalmente os fungos de pele, como a Candida sp. e bactérias como:

  • Escherichia coli que causa infecção urinária;
  • Staphylococcus aureus que causam infecções pulmonares, de pele e ósseas;
  • Listeria monocytogenes que pode causar infecções intestinais;
  • Streptococcus que causam infecções de garganta, pneumonia e meningite.

Além disso, o extrato das folhas da pitanga tem ação antiviral contra o vírus influenza que pode causar gripe.

7. Reduz o inchaço

A pitanga tem propriedades diuréticas, aumentando a eliminação e reduzindo a retenção de líquidos, podendo ser usada para ajudar a reduzir o inchaço em todo o corpo.

8. Ajuda a emagrecer

A pitanga tem poucas calorias, cada unidade da fruta tem aproximadamente 2 calorias, o que pode ajudar em dietas de emagrecimento. Além disso, suas propriedades diuréticas diminuem o inchaço do corpo por aumentar a eliminação de líquidos.

9. Fortalece o sistema imune

A pitanga é rica em nutrientes como as vitaminas A, B e C, que melhoram a resposta das células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções e, por isso, a pitanga ajuda a fortalecer o sistema imune.

10. Auxilia no combate ao câncer

Alguns estudos em laboratório usando células do câncer de mama mostram que os polifenóis da pitanga podem ajudar a diminuir a proliferação e aumentar a morte de células desse tipo de câncer. Entretanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.

11. Combate a diarreia

As folhas da pitangueira têm propriedades adstringentes e digestivas que ajudam a combater a diarreia. Além disso, os polifenóis da pitanga contribuem para o equilíbrio da flora gastrointestinal, o que contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de pitanga fresca.

É importante ressaltar que para obter todos os benefícios citados acima, a pitanga deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saudável.

Como consumir

A pitanga pode ser consumida crua como sobremesa das refeições principais ou nos lanches, podendo também ser utilizada para fazer sucos, vitaminas, geleia ou bolos. Outra opção é fazer o chá de pitanga usando as folhas da pitanga.

Algumas receitas com pitanga são rápidas, fáceis de preparar e nutritivas:

Chá de pitanga

Riscos e contraindicações

A pitanga é uma fruta sem restrições. Assim, não há contraindicações gerais no seu consumo, apenas se houver, em casos raros e individuais, alergias à fruta.

Medeiros também adverte para a ingestão do chá. "Neste caso, há restrições de consumo para pessoas hipertensas, uma vez que ele possui ação diurética", esclarece.

Quando utilizada para fins funcionais, Prado reforça ser necessário fazer um acompanhamento para verificar a interação com medicamentos. "Por exemplo, quando associada ao tratamento da hipertensão, pela sua ação diurética, como já mencionado", reforça.

Assim como as demais frutas, a pitanga é um alimento de baixo teor calórico, muito saudável e nutritiva. "A recomendação do OMS (Organização Mundial da Saúde) é que sejam consumidas ao menos três porções de frutas ao dia para a manutenção da saúde e prevenção de doenças, exatamente pela sua composição nutricional e abundância de fitoquímicos", orienta Silva.

Enviar um comentário

0 Comentários