Ingredientes
1 chávena de chá de farinha (usei com fermento, mas pode ser sem fermento)
1,5 dl de leite
1 ovo
1 colher de chá de fermento em pó para bolos
200 grs de figos secos
açúcar e canela q.b. para polvilhar
óleo q.b. para fritar
Modo de preparação
Depois do processo de limpeza de impurezas e hidratação dos figos secos, como descrevi no parágrafo acima, corto-os ao meio no sentido do comprimento, retirando-lhes ambas as pontas com uma faca. Pode picá-los grosseiramente com uma faca e deste modo ficam mais misturados ma massa.
Junte a farinha com o fermento e ir adicionando o leite aos poucos e mexendo. Quando estiver tudo bem ligado, bate-se o ovo à parte, muito bem batido para que faça "espuma" e a gema e clara fiquem muito bem misturadas incorporando-o então na mistura da farinha com o leite.
Faça uma mistura de açúcar e uma pitada de canela (ou só açúcar) e aguarde que os bolinhos estejam fritos.
Coloque o óleo a aquecer.
Junte os figos à massa, envolvendo-os para que fiquem bem cobertos e quando o óleo estiver quente (experimente deitando um pingo de massa, se começar imediatamente a borbulhar já está bom) deite as metades de figos com a ajuda de uma colher de modo a levar o figo e uma quantidade de massa para formar o bolinho.
Deixe alourarem, virando e vez em quando conforme forem corando de um lado. Retire-os para um prato com papel absorvente e enquanto os restantes fritam, passe os que retirou pela mistura de açúcar com canela e coloque-os todos num recipiente.
0 Comentários
Deixe o seu comentário ou sua sugestão aqui