Ingredientes
1 frango
2 cubos de caldo knorr de galinha
1 limão grande
1 colher de sopa de colorau ou pimentão doce (facultativo)
1 colher de sopa de margarina (facultativo)
5 dentes de alho esmagados ou ralados
1 colher de sopa de sal grosso
1 colher de sopa de azeite (facultativo)
Modo de preparação
Sem o abrir, retirar tudo o que estiver no interior (pulmões, goela, traqueia e uma parte castanha que está entre as coxas e a coluna). Eu recorri à ajuda de uma faca e de um garfo. Limpar a pele de restos de penas.
Lavá-lo muito bem por fora e por dentro e secá-lo com um pano ou papel de cozinha, igualmente no interior e exterior.
Num recipiente, fazer a mistura do colorau, sal, alhos, um cubo de caldo esfarelado e azeite (a importância do azeite é apenas para ajudar a que fique uma pasta mais fácil de aplicar).
Esfregar todo o frango com a pasta (incluindo no interior e entre a pele e a carne na parte do peito introduzindo a mão com cuidado, separando uma da outra para que o peito fique com mais sabor e suculento). Deixar a tomar o sabor de preferência de um dia para o outro, tapado e no frigorífico (eu deixei cerca de 3 horas e ficou óptimo).
Ligar o forno a 180º e colocar o frango num pirex ou recipiente de ir ao forno.
Lavar o limão muito bem com uma escova ou esfregão de cozinha, rolá-lo com a palma da mão sobre a bancada para que "solte" o sumo no seu interior e picá-lo muito com um garfo.
Introduza no interior do frango o cubo de caldo e o limão. Por cima disponha nozes de margarina.
Vai ao forno, na parte mais baixa possível, até ficar com a cor que agrade e esteja cozinhado (o meu como era grande, do campo, levou cerca de 1 hora e meia, mas calculo que um normal de supermercado deverá levar cerca de 50 minutos). De vez em quando, durante a cozedura, vá apertando o limão com ajuda de um garfo ou colher, para que ele vá largando sumo.
Ficou com molho mais que suficiente, mas li algures que caso não fique com líquido suficiente (que acho não ser necessário), deitar um pouco de vinho branco no fundo do recipiente e misturar um pouco com o molho. Eu acrescento que, caso junte vinho, deve dar tempo a que ferva para que evapore o álcool.
0 Comentários
Deixe o seu comentário ou sua sugestão aqui