RECEITAS: MEXUDA


Ingredientes

750 g de abóbora (limpa de pevides e cascas)
9 colheres de sopa rasas de farinha (usei amido de milho, Maisena)
12 colheres de sopa de açúcar
600 ml  de leite (pode fazer com a água de cozer a abóbora sendo que fica com mais sabor a esta ou com bebida vegetal a gosto)
1 tira de casca de limão (sem que vá a parte branca que é amarga)
1 tira de casca de laranja (sem a parte branca)
1 pau de canela

Modo de preparação

Coza a abóbora em água com uma pitada de sal, as cascas de limão e laranja e o pau de canela.

Quando estiver bem cozida retire-a da água coloque-a num passador de rede e deixe escorrer um pouco. As cascas e o pau de canela também são para retirar.

Deite a abóbora num recipiente junte o açúcar e a farinha diluída num pouco de leite (não é necessário grandes cuidados para que não fique com grumos porque o passo seguinte não vai permitir). Triture tudo com a varinha mágica. 

Coloque o preparado num tacho com o restante leite e leve a lume brando, mexendo continuadamente, até a farinha cozer/engrossar e ficar com aspecto de leite creme, sendo que depois de frio fica com uma consistência mais espessa. Enquanto cozinha pode provar e se achar que necessita de mais doce pode ir acrescentando açúcar, se ao terminar achar que está muito espesso junte um pouco mais de leite e se achar muito ralo para o seu gosto acrescente mais farinha diluída em leite tendo em atenção que deve deixar ferver sempre que faça alguma adição, principalmente se juntar farinha no fim do processo tem que dar tempo para que ela coza e engrosse. Para mim ficou excelente com as quantidades mencionadas e quanto ao teor de açúcar ficou no ponto certo (nem muito, nem pouco). A consistência também depende do teor de água com que a abóbora fica (mais ou menos escorrida.

Distribua o creme por taças e depois de frio polvilhe com canela. Numa das taças experimentei fazer o processo de açúcar queimado (com o maçarico) como se de leite creme se tratasse mas, acho que fica muito doce. Se ficar com grumos não se preocupe! Triture com a varinha mágica! E pode sempre experimentar fazer com farinha de milho ou com mistura de farinhas!

Enviar um comentário

0 Comentários