Ingredientes
2 Kg de abóbora (este peso é com casca e sementes)
Raspa de 1 limão
400g de açúcar amarelo
500g de farinha (uso Branca de Neve, rótulo azul)
3 ovos
1 pitada de canela em pó
1 cálice de aguardente
Modo de preparação
Na véspera descasque a abóbora e retire as sementes.
Parta-a aos pedaços mais ou menos iguais e pequenos e leve a cozer num tacho com pouca água. Assim que a água começar a ferver junte um pouco de sal.
Quando estiver cozida, escorra através de um passador de rede e deixe-a a escorrer durante a noite (dentro do passador de rede sobre um recipiente, ou embrulhada num pano que se ata e pendura - eu deixo pendurado da torneira do esquentador - com um recipiente por baixo).
No dia seguinte, pressione a abóbora com uma colher sobre o passador ou aperte-a dentro do pano, para que saia o mais possível de água.
Misture todos os ingredientes numa taça e amasse bem, idealmente com as mãos, espremendo a abóbora para que se desfaça o mais possível.
Faça uma mistura de açúcar com canela e reserve.
Com ajuda de uma colher, empurrando a massa com os dedos ou com outra colher, vão-se fritando em óleo abundante. A quantidade de cada sonho, ao colocar na frigideira, não deve ser superior a uma colher de sobremesa mal cheia para que tenham tempo de cozer por dentro sem queimarem.
O maior desafio é acertar com a temperatura do óleo.
Quando ficarem dourados, como deseja, e o peso do sonho ma espumadeira dê a sensação de estar leve, retire para cima de papel absorvente e passe pela mistura de açúcar e canela.
0 Comentários
Deixe o seu comentário ou sua sugestão aqui